Pibic ou estágio, eis a questão?

21set10

Uma grande dúvida que paira na cabeça da maioria dos universitários é qual caminho seguir, PIBIC ou estágio. Comigo não foi diferente. Hoje que estou na transição de estágio para PIBIC vou tentar dá minhas impressões sobre os dois

Apesar de ter um grande apreço pelo campo da pesquisa, acabei aceitando no inicio do ano uma proposta de estágio. Hoje, no fim do contrato, só tenho a agradecer ao pessoal do estágio, com eles utilizei ferramentas e tive ‘aulas’ de negócio que não teria contato se apenas frequentasse a graduação. Por esses e por outros motivos aconselho a quem quiser estagiar, seguir esse caminho.

Primeiramente explicando, PIBIC é o acrônimo para Programa Institucional de Base de Iniciação Científica, também conhecido por IC (Iniciação Científica), o principal função desse programa é apresentar ao estudante de graduação pesquisa a acadêmica, várias instituições disponibilizam bolsas para essa modalidade dentre elas a principal é o CNPq. Como disse ainda estou no inicio do PIBIC mas alguns dos motivos que me fizeram vir para essa área é o desejo de gerar algum conhecimento, além do grande acréscimo no currículo acadêmico o que facilitará numa maior chance de aceitação no mestrado e até em um doutorado. Um outro motivo foi ter mais tempo para dedicar a graduação, claro que em IC também há uma certa disciplina, e há os seus prazos mas não tão rígida e cansativa quanto um estágio.

Enfim, PIBIC ou estágio? Na minha opnião, ambos. Porém estágio é algo que em alguma etapa da sua graduação será obrigatório ser realizado, logo, a pergunta seria: Fazer ou não fazer Pibic? Faça! Acho que tudo que venha somar na vida acadêmica ou pessoal como Congressos, PIBIC, estágio, intercâmbio, etc, devem ser realizados. Então trace seus planos e faça a sua graduação de uma forma que consiga englobar todas as oportunidades propiciadas por ela. 🙂

Apenas para título de informação meu projeto de pesquisa  é no campo de Alocação de  Comprimento de onda em Redes Ópticas  com o professor orientador Carmelo Bastos Filho .

| Matéria no Diario de Pernambuco sobre o grupo de pesquisa.

One Response to “Pibic ou estágio, eis a questão?”

  1. Cara, parabéns, admiro todo esforço com a vida acadêmica!


Deixe um comentário

