Shell Script

05jul10

“O livro Shell Script Profissional ensina a fazer programas de qualidade em shell, com ênfase em código legível, portabilidade e manutenção futura. Melhore seus scripts, adicionando opções de linha de comando, arquivo de configuração, banco de dados e interface amigável ao usuário. Use a internet para rodar seu CGI. Domine as ferramentas do sistema, as expressões regulares e os caracteres de controle.

Indicado para administradores de sistemas, programadores, analistas, estudantes e usuários avançados. Indispensável para quem quer dominar o assunto. Os ensinamentos poderão ser usados em diversos sistemas, incluindo Unix, Linux, Mac e Windows. “  Aurélio Marinho.

Nessas férias queria aprender um pouco mais de Shell Script, procurei alguns livros  mas fiquei em dúvida entre  Shell Script Profissional e Programação Shell Script, de Aurélio Marinho e Julio Cezar Neves, respectivamente. Apesar de meu conhecimento ser bastante precário sobre o assunto, acabei optando pelo livro do Aurélio. Pesquisando no BuscaPé encontrei o livro por um preço muito abaixo do normal, e sem frete no Submarino. Prontamente comprei.

Há pouco tempo o livro chegou, já dei uma lida em alguns capítulos e afirmo que realmente é um livro para se ter em casa. São 480 páginas de boas práticas de programação e muito Shell Script, o autor consegue explicar assuntos complexos de uma forma simples e divertida. Incentivo a quem quiser aprender mais sobre Shell comprar o livro. Porém cuidado, como o próprio Aurélio diz no site, o livro é indicado para pessoas que tenham algum conhecimento básico sobre shell, caso contrário, recomenda-se o Programação Shell Script.

Apenas como dica, costumo ler o livro com a presença do Canivete Suíço do Shell do mesmo autor.

Rodrigo Lira

Anúncios


No Responses Yet to “Shell Script”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: